Recentemente iniciei uma nova empreitada como aluno de um mestrado voltado para Gestão e Desenvolvimento Econômico.
Em função do modelo do curso, para cada disciplina os alunos têm que produzir um artigo elaborado nos moldes da metodologia científica. Para escrever um bom artigo temos que ler, ler, ler muito. E não é qualquer coisa. Não adianta ler blog de um colega, por mais que este seja reconhecido. As fontes têm que ser livros reconhecidos como “clássicos”, artigos de revistas acadêmicas bem conceituadas (existe uma classificação dessas revistas) ou documentos e sites de empresas, governos, etc.. que contenham informação de domínio público, como por exemplo, site do IBGE, IPEA, Fundação Seade, dentre outros.
Embora a maioria deve ter tido contato com a metodologia científica por conta dos TCC´s da vida, vale a pena lembrar a estrutura de um artigo nesses moldes.
Você define um assunto e propõe uma pergunta, um problema e, possivelmente, propõe uma hipótese. A partir daí realiza uma pesquisa que pode confirmar ou não essa hipótese. Mesmo que não se confirme a hipótese, a pesquisa é válida, pois você gerou conhecimento. Em algumas situações, você pode apenas propor uma pesquisa exploratória sobre um assunto.
Bem, dito isto, o que eu queria ressaltar neste post é que, por conta de alguns artigos que tive que escrever, fui até certo surpreendido com a boa qualidade e quantidade de artigos em gestão, gestão de projetos e outros temas, com excelentes pesquisas e que, na minha opinião, podem ser muito úteis mesmo para gerentes e profissionais do mercado.
Ao ler tais artigos, tem-se a impressão que fomos na fonte, e fico com a nítida sensação que muitos desses gurus de gestão que vivem dando palestras beberam nessas fontes. Há pesquisas, artigos, teses e dissertações de cunho prático, realizadas dentro de empresas que, embora escritas com o rigor científico, tem informações muito relevantes
Para a área de GP, o próprio PM Journal do PMI traz ótimos artigos.
Algumas dicas de bases de dados para pesquisa:
Além disso, bases de dissertações de algumas universidades brasileiras é aberto. Faça um teste qualquer dia desses.