Pois é, demorou, mas vamos continuar com nossa sequência de artigos sobre os erros comuns na adoção do Scrum.
O terceiro erro é o que citei como “achar que nenhum planejamento é necessário”.A construção da frase não está das mais elegantes em termos de português, mas a ideia é reforçar a palavra “nenhum”.
Um dos pontos mais importantes do manifesto Àgil é: “Responder a mudanças mais do que seguir um plano.” (manifestoagil.com.br)
Isso levou muitos praticantes a jogar por terra qualquer ideia de planejamento.
Veja o que Mike Cohn, um dos praticantes de métodos ágeis mais reconhecidos tem a dizer sobre planejamento em processos ágeis. O texto a seguir foi-me passado por um colega de trabalho e acho bastante apropriado.
“Nós somos ágeis; nós não planejamos” e “estará pronto quando estiver pronto” foram frases muito usadas nos primeiros momentos seguintes à publicação do Manifesto Ágil. Eu suspeito dentro desses times ágeis pioneiros que adotaram essa postura, havia pessoas que sabiam que estavam jogando pela janela algo importante quando abandonaram o planejamento. Mas esse comportamento foi uma reação natural à cultura sob a qual eles haviam trabalhado anteriormente. Muitos desenvolvedores odiavam planejamento, pois este nunca trazia benefícios para eles. Ao contrário, o plano acabava virando uma arma contra eles: “Você disse que ficaria pronto em junho, então é junho. Se vire”. Assim como era inapropriado a organização utilizar o planejamento como arma para cobrar os técnicos, é igualmente inapropriado jogar o planejamento fora. Como vice-presidente de engenharia de diversas empresas onde o desenvolvimento ágil era uma peça fundamental para o sucesso, eu sempre entendi que times ágeis podem e devem planejar. De fato, de acordo com uma pesquisa feita por Kjetil Moløkken-Østvold and Magne Jørgensen, não só os times ágeis planejam, como planejam de maneira mais assertiva.”
O segredo encontrado por esses pesquisadores nas 18 empresas que foram pesquisadas foram a boa especificação de requisites e uma melhor comunicação entre o time de projeto e o cliente.
Assim, me parece que a palavra de um especialista com reconhecida experiência em processos ágeis confirma que executar projetos ágeis não é sinônimo de não fazer planejamento.
Vale lembrar que os frameworks Scrum e XP, dois dos mais utilizados modelos de processo ágil, prevêem uma etapa de Release Planning no começo do projeto.
Citações
Cohn, Mike (2009-10-20). Succeeding with Agile: Software Development Using Scrum (p. 285). Pearson Education. Kindle Edition.
Abstract original de Kjetil Moløkken-Østvold and Magne Jørgensen do IEEE disponível em: http://www.computer.org/csdl/trans/ts/2005/09/e0754-abs.html.